Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2019 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.

Ações preventivas e cuidados com a saúde em destaque na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Mário Covas.

 

Entre os dias 14 e 18 de outubro, colaboradores do Hospital Estadual Mário Covas participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT 2019, organizada pela CIPA .  Na programação palestras sobre atividades profissionais e cuidados necessários nas atividades diárias, além de temas importantes para a saúde dos funcionários como climatério e alimentação saudável.

A Semana foi aberta oficialmente no dia 15 pelo superintendente, Prof. Dr. Desiré Carlos Callegari, que lembrou a importância do comprometimento dos colaboradores com os procedimentos de segurança cujo objetivo primordial é a preservação da saúde de todos.  As ações preventivas e cuidados foram destacadas pelo Dr. Desiré Callegari ao lembrar que “a maioria dos acidentes muitas vezes ocorre com aquele que mais está mais preparado e até pelo excesso de confiança . Não podemos baixar a guarda e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes cumpre esse papel de alerta, nos lembrando dos riscos e proporcionando mais informação e conhecimento”.

 

 

 

 

 

A primeira palestra, sobre lesão por instrumento perfuro-cortante, foi realizada no dia 14, com equipe da Segurança do Trabalho e Medicina no período da manhã. No período da tarde, o tema foi alimentação saudável com a equipe da Nutrição percorrendo vários setores do Hospital .  Na terça-feira, dia 15, após abertura, o médico ginecologista e obstetra Dr. Fernando Sansone Rodrigues, desenvolveu o tema  “Climatério” abordando as transformações da mulher em razão de questões hormonais, a conceituação  diferente de menopausa e climatério, e, ainda, os problemas decorrentes do fim do período de fertilidade.

A programação prossegue no dia 16 com trabalho da Comissão de Resíduos do Hospital, quando s técnicos  falarão sobre  tópicos e processos focando a “reeducação da segregação e o descarte correto dos resíduos”. A atividade será desenvolvida nos períodos da manhã e tarde em vários setores.   O encerramento da Semana está programada para o dia 17 com a palestra “doenças preveníveis por vacina” , também nos dois períodos.

 

Fausto Piedade, jornalista

Comunicação HEMC