CÓDIGO DE ÉTICA

O estabelecimento de um Código de Conduta Ética é muito importante para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou ramo de atuação, especialmente na prestação de assistência à saúde, onde o beneficiário final é quem necessita dos serviços. Essa ferramenta permite padronizar o comportamento dos colaboradores para estabelecer um ambiente de trabalho mais agradável a todos. Com isso, contribui na manutenção do bom relacionamento interpessoal e motiva os funcionários a alcançar resultados com mais disciplina com a satisfação de quem se utiliza do sistema.

Entretanto, o Código de Conduta Ética somente pode ser eficaz se a empresa garantir que todos os seus colaboradores o conheçam e se comprometam a segui-lo como base para atitudes e decisões que realizarem dentro do ambiente de trabalho e em eventos ou outras situações em que o Hospital esteja envolvido.

Essa tarefa deve ser realizada durante o processo seletivo para escolha dos profissionais que preencherão os cargos no Hospital. Aos candidatos devem ser apresentados aos valores praticados e regras de comportamento exigidas para que possam verificar se são compatíveis com os seus próprios ideais. Daí a importância de termos um código de conduta ética para que o colaborador o receba e assine uma declaração de ciência com o compromisso de respeitá-lo.

Nessa perspectiva, podemos considerar que a ética não é somente uma questão de caráter profissional, mas também pessoal. Assim, as pessoas devem somar as regras de conduta solicitadas a sua moral para que usufruam de equilíbrio em todos os setores de sua vida.

Para um profissional ser bem-sucedido no exercício de seu ofício, principalmente dentro do ambiente corporativo, é fundamental que ele esteja a par do código de ética e de conduta estabelecido tanto pelo seu empregador, quanto pela sua categoria profissional.

Essas regras precisam estar elencadas aos seus valores individuais, caso contrário, você não será capaz de cumpri-las adequadamente. Busque sempre conhecer o código de ética e conduta onde você trabalha, antes de aceitar fazer parte do time. Pode ser que você não concorde com alguns pontos. Daí é melhor nem fazer parte da organização, pois isso afetará você, o empregador e o trabalho realizado.

Sempre leve em consideração o respeito pelos pacientes, colegas, concorrentes e pela hierarquia na instituição em que trabalha. Ter respeito significa entender que há diferenças entre você e as outras pessoas e, portanto, é necessário ter limites e sabedoria ao lidar com todos. Portanto sempre que for falar algo, pense se isso pode ofender alguém, por exemplo.

Além disso, os famosos ruídos, boatos, rumores e fofocas não devem ter você como participante ativo na disseminação dessas histórias. Seu comportamento diz muito sobre você. Por isso, opte sempre por estabelecer relações autênticas e demonstrar ser alguém em que os outros podem confiar.

Ajudar um colega de trabalho em apuros é uma atitude positiva, desde que isso não implique em descumprir qualquer princípio do Hospital. Aliás, você sempre deverá ser leal aos princípios do lugar em que trabalha. E, para você não se prejudicar como pessoa civil, seja sempre fiel, principalmente, à lei da sociedade onde vive. Isso é ser ético, acima de tudo.

O comportamento ético está diretamente relacionado ao sucesso. Ele faz com que o profissional estabeleça um bom relacionamento com seus colegas e pacientes, sendo uma excelente ferramenta de networking. Além disso, enriquece a carreira profissional, proporcionando mais excelência na execução das atividades e mais visibilidade ao profissional, na medida em que torna o seu trabalho um diferencial no mercado de trabalho.

Prof. Dr. Desiré Carlos Callegari - Superintendente



CLIQUE AQUI PARA VER NA ÍNTEGRA O CÓDIGO DE ÉTICA



 

Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2020 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.