Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2020 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.

Estagiária de Nutrição conhece a mãe biológica

em clínica do Hospital Estadual Mário Covas

 

Casualidade, destino ou coincidência, o encontro de mãe e filha  no Hospital Estadual Mário Covas envolveu muita emoção. A filha, estagiária no Hospital, não conhecia a mãe biológica, vítima de fratura  no fêmur,  foi transferia de hospital de Mauá para Santo André no dia 15 de agosto. Mas a duas se conheceram por um detalhe.  

Estagiária do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina do  ABC,  desde abril, Franciele Aparecida Barbosa dos Santos mora em Santo André, tem 32 anos e duas filhas. A mãe, Rosena Correia dos Santos, estava internada na Clínica IV com problemas oncológicos, pulmonares e fratura no fêmur.  Franciele passaria a fazer o estágio no ambulatório quando foi chamada para fazer uma substituição na Clínica IV por alguns dias. Quando leu o nome  de Rosena na ficha de pacientes lembrou do nome de sua mãe em sua carteirinha de vacinação, única lembrança de sua origem pois foi adotada aos 4 meses de idade.

O primeiro contato foi reservado e Rosena  lembrou da filha ao ver a fotografia ainda bebê. Franciele conta que foi muito emocionante conhecer a mãe biológica pois nenhuma das duas sabia onde moravam. Dona Rosena, com 50 anos, tem origem humilde e trabalha em central de reciclagem de materiais como “catadora”.  A gravidez aconteceu muito cedo, aos 17 anos, e a solução foi entregar a filha para a adoção. 

A assistente social, Aline Aparecida Margonari Barbosa, que acompanhou o encontro de mãe e filha, disse que tudo foi muito simples e ao mesmo tempo surpreendente pois a duas são muito parecidas. Agora Franciele conhece a mãe biológica e também ganhou uma irmã e um sobrinho.  Sem esconder a emoção do reencontro com a filha que acreditava estar no Rio Grande do Sul, onde seria muito difícil ir, Dona Rosena encontra mais disposição para enfrentar a doença. Ela não está mais internada no Hospital Mário Covas mas continuará sendo acompanhada pela equipe de oncologia e ortopedia.