Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2019 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.

Novas metas de qualidade estabelecidas para certificação internacional do Mário Covas

Ao completar 18 anos, o Hospital Estadual Mário Covas assume um novo desafio que tem como objetivo primordial a certificação de qualidade internacional.

A direção do Hospital Estadual Mário Covas estabeleceu novas metas de qualidade ao assinar em agosto contrato para  a acreditação “QMentum Internacional IQG” , confirmando o compromisso de sempre buscar novos desafios  e aperfeiçoamento na condução das  atividades  voltadas à saúde do paciente.  Em janeiro de 2019, a instituição já manteve a certificação do ONA em seu nível mais elevado.

 

Ao estabelecer esse novo compromisso  de promover a certificação internacional, o Prof. Dr. Desiré Carlos Callegari, superintende do HEMC, destacou que não se trata de conquistar mais um título de qualidade para o hospital.  Enfatizou que mesmo não se tratando de instituição privada, onde também há preocupação com a conquista de clientes,  é muito importante para o serviço público mostrar competência e compromisso com a qualidade, pautando a administração de forma profissional e consciente:  “Não precisamos  atrair clientes, mas sim estimular nosso colaborador na Instituição  e conquistar o reconhecimento da população  com a prestação de serviços de qualidade”, justificou.

Em novembro o Hospital Estadual Mário Covas completa 18 anos e o superintendente lembra que “a maioridade”,  traz também mais responsabilidade. O compromisso com a qualidade tem como resultado final, melhores resultados nos tratamentos clínicos e procedimentos cirúrgicos. O aprendizado é permanente e sempre buscamos  o melhor para o nosso aperfeiçoamento .  E, quem ganha é o paciente no seu atendimento, o colaborador com suas melhores práticas e a sociedade com a economia de recursos em  processos mais eficientes e seguros”. 

O que é o Programa de Acreditação Internacional

O Instituito Qualisa de Gestão- IQG -  explica que a parceria exclusiva com a HSO (Health Standards Organization – antiga Accreditation Canada International) abriu caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação com oportunidades únicas de troca de expertise e de benchmarking,  processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e importante instrumento de gestão.

A  Accreditation Canada é reconhecida mundialmente, tendo mais de 50 anos de experiência no mundo. O IQG oferece suporte contínuo no Brasil durante todo o processo de preparação para a certificação, fornecendo  apoio para a compreensão e implementação dos padrões e requisitos necessários por meio de projeto alinhado às necessidades, ao contexto e ao momento de cada organização.  A  parceria com os clientes  é essencial para o alcance sustentável do mais alto nível da inovadora acreditação internacional – o Qmentum International.

A metodologia QMentum

 

A implementação da metodologia “QMentum International™ está na utilização de novas e inovadoras ferramentas que permitem a avaliação e reestruturação dos processos de trabalho. As avaliações são realizadas por equipes da mais alta qualificação e experiência, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

A metodologia foca os seguintes benefícios:  integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente, redução no potencial de ocorrência de incidentes de segurança do paciente, acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada, orientação exclusiva de especialistas internacionais para a implementação da metodologia, aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas, benchmarking global de ações inovadoras, uso da governança clínica como princípio norteador e visão voltada para a o cuidado centrado no paciente.