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HOSPITAL ESTADUAL
MÁRIO COVAS


Humanização

Humanização - HEMC
Humanização é uma forma de atendimento e trabalho em saúde baseada no cuidado e no respeito ao outro. Ela se concretiza nas relações entre os agentes de saúde e entre estes e os usuários de serviço de saúde.
A humanização associa a qualidade técnica do cuidado á consideração dos direitos, das crenças, do estilo de vida, da subjetividade e das referencias culturais do paciente. É também uma maneira de agir baseada em escuta atenta, dialogo, participação e integração entre os usuários, os profissionais de saúde e os gestores.
A politica de humanização compreende assistência e gestão humanizadas em todas as esferas da instituição.
Assistência Humanizada
Na assistência humanizada, o trabalho em equipe interprofissional é uma estratégia de promoção da qualidade do serviço em saúde. Isso é feito por meio do atendimento integral ao paciente e da articulação de conhecimentos e habilidades dos diversos profissionais envolvidos no cuidado do pacientes de seus familiares. A assistência humanizada promove:
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Compartilhamento de objetivos;
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Respeito às diferenças e aos diversos saberes;
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Melhor planejamento dos serviços e definição compartilhadas das ações;
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Potencialização de ações e resultados e maior eficiência na resolução de problemas;
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Aumento da motivação e fortalecimento da participação dos profissionais.
Gestão Humanizada
A gestão humanizada, um estilo de coordenação mais participativo, dialogado e compartilhado, que valoriza os profissionais e permite uma escuta qualificada das sugestões, é uma grande ferramenta para a qualidade das relações entre os profissionais e para a eficiência no trabalho e nos resultados. A gestão humanizada promove:
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Aumento da comunicação e troca de informações;
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Comprometimento, responsabilização e cooperação entre os profissionais;
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Comportamento proativo e integração de setores e serviços;
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Aumento da motivação e da participação dos profissionais.
Ações de Humanização realizadas no HEMCSA
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Pet terapia;
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Acolhimento - Saúde do Colaborador (Área de descanso/distração);
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Acolhimento Familiar - Quimioterapia;
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Acolhimento - Usuários da Clinica Oncológica;
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Sorrir é o melhor remédio projeto de acolhimento, diversão e descontração entre os pacientes e familiar;
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Acolhimento e Ambiência – Brinquedoteca espaço lúdico;
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Direitos e defesa do trabalhador - Ouvidoria interna;
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Direitos e defesa dos usuários - Ouvidoria externa;
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Acolhimento - Espaço da Beleza;
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Reunião de equipe na Psiquiatria e horta;
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Conforto Espiritual espaço ecumênico e Capela espaço religioso católico;
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Leia comigo / Sala de leitura;
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Adequação do atendimento prioritário;
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Ampliação da visita aberta em mais 2 horas;
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Brinquedoteca na UTI Pediátrica;
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Ambiência: PGRSS (reuso de água);
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Voluntariados: AVCC, Doutores Cidadãos/Projeto Big Riso, Projeto Sorrir e Viver, Contadores de Histórias, Narradores de passagens
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Monitoramento do tempo de espera X recepção;
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Sala de espera de entrevista para colaboradores;
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Espaço convivência Clínica Médica 1;
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Sucção não nutritiva UTI Neonatal e Berçário Médio Risco;
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Contenção com realização de ninho para os Recém Nascidos;
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Método Canguru – Contato Pele à Pele;
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Ambiência - Climatização da unidade neonatal – Diminuição de ruídos e luminosidade;
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Presença da Mãe ou Pai 24 horas ao lado de seu RN;
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Acolhimento da mãe do RN internado, oferecendo recursos alimentares e físicos para sua estadia;
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Visita Multidisciplinar para condutas e discussão do plano terapêutico;
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Kanban - Profissional de referência.