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Humanização

Humanização - HEMC

   Humanização é uma forma de atendimento e trabalho em saúde baseada no cuidado e no respeito ao outro. Ela se concretiza nas relações entre os agentes de saúde e entre estes e os usuários de serviço de saúde.

   A humanização associa a qualidade técnica do cuidado á consideração dos direitos, das crenças, do estilo de vida, da subjetividade e das referencias culturais do paciente. É também uma maneira de agir baseada em escuta atenta, dialogo, participação e integração entre os usuários, os profissionais de saúde e os gestores.

A politica de humanização compreende assistência e gestão humanizadas em todas as esferas da instituição.

Assistência Humanizada

Na assistência humanizada, o trabalho em equipe interprofissional é uma estratégia de promoção da qualidade do serviço em saúde. Isso é feito por meio do atendimento integral ao paciente e da articulação de conhecimentos e habilidades dos diversos profissionais envolvidos no cuidado do pacientes de seus familiares. A assistência humanizada promove:

  • Compartilhamento de objetivos;

  • Respeito às diferenças e aos diversos saberes;

  • Melhor planejamento dos serviços e definição compartilhadas das ações;

  • Potencialização de ações e resultados e maior  eficiência na resolução de problemas;

  • Aumento da motivação e fortalecimento da participação dos profissionais.

 

Gestão Humanizada

A gestão humanizada, um estilo de coordenação mais participativo, dialogado e compartilhado, que valoriza os profissionais e permite uma escuta qualificada das sugestões, é uma grande ferramenta para a qualidade das relações entre os profissionais e para a eficiência no trabalho e nos resultados. A gestão humanizada promove:

  • Aumento da comunicação e troca de informações;

  • Comprometimento, responsabilização e cooperação entre os profissionais;

  • Comportamento proativo e integração de setores e serviços;

  • Aumento da motivação e da participação dos profissionais.

 

Ações de Humanização realizadas no HEMCSA

  • Pet terapia;

  • Acolhimento - Saúde do Colaborador (Área de descanso/distração);

  • Acolhimento Familiar - Quimioterapia;

  • Acolhimento - Usuários da Clinica Oncológica;

  • Sorrir é o melhor remédio projeto de acolhimento, diversão e descontração entre os pacientes e familiar;

  • Acolhimento e Ambiência – Brinquedoteca espaço lúdico;

  • Direitos e defesa do trabalhador - Ouvidoria interna;

  • Direitos e defesa dos usuários - Ouvidoria externa;

  • Acolhimento - Espaço da Beleza;

  • Reunião de equipe na Psiquiatria e horta;

  • Conforto Espiritual espaço ecumênico e Capela espaço religioso católico;

  • Leia comigo / Sala de leitura;

  • Adequação do atendimento prioritário;

  • Ampliação da visita aberta  em mais 2 horas;

  • Brinquedoteca na UTI Pediátrica;

  • Ambiência: PGRSS (reuso de água);

  • Voluntariados: AVCC, Doutores Cidadãos/Projeto Big Riso, Projeto Sorrir e Viver, Contadores de Histórias, Narradores de passagens

  • Monitoramento do tempo de espera X recepção;

  • Sala de espera de entrevista para colaboradores;

  • Espaço convivência Clínica Médica 1;

  • Sucção não nutritiva UTI Neonatal e Berçário Médio Risco;

  • Contenção com realização de ninho para os Recém Nascidos;

  • Método  Canguru – Contato Pele à Pele;

  • Ambiência - Climatização da unidade neonatal – Diminuição de ruídos e luminosidade;

  • Presença da Mãe ou Pai 24 horas ao lado de seu RN;

  • Acolhimento da mãe do RN internado, oferecendo recursos alimentares e físicos para sua estadia;

  • Visita Multidisciplinar para condutas e discussão do plano terapêutico;

  • Kanban - Profissional de referência.