Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2019 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.

Sobre Nós

Conheça o HEMC

 O Hospital Mário Covas realiza atendimento em diversas especialidades exclusivamente para paciente SUS.

   Trata-se de Hospital Estadual localizado em Santo André, integrado ao sistema público de saúde da Região do Grande ABC. É mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Fundação do ABC/OSS.

 

 Vinculado academicamente à Faculdade de Medicina do ABC, disponibiliza sua estrutura para desenvolvimento de atividades de ensino, contribuindo para a formação de profissionais de saúde. Conforme contrato com a Secretaria do Estado de São Paulo, presta assistência médica nas seguintes modalidades

Corpo Diretivo

Dr. Desiré Carlos Callegari

Médico nascido em Santo André com extensa carreira no Grande ABC, o anestesiologista Dr. Desiré Carlos Callegari foi o primeiro professor da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC a ocupar o cargo máximo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, assumindo a presidência na gestão 2006-2007. Atualmente é Assessor Jurídico do CRM. Formado pela Universidade do Vale do Sapucaí em Minas Gerais e mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina ABC, onde é professor de Anestesiologia desde 1990. Dr. Desiré ingressou no movimento médico em 1981. Desde então foi duas vezes presidente da regional Santo André da APM (Associação Paulista de Medicina), diretor distrital da Grande São Paulo na APM estadual, diretor do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo) e da Sociedade de Anestesiologia do Estado. No Cremesp é conselheiro desde 1998 e já foi corregedor e vice-presidente antes de assumir a presidência. Na FUABC-FMABC também coordena a anestesiologia do HEMC (Hospital Estadual Mário Covas) em Santo André, e do HMU (Hospital Municipal Universitário) em São Bernardo, ambos mantidos pela Fundação do ABC.

Superintendente

Dr. Alexandre Henriques Cruz

O médico Alexandre Cruz Henriques é o novo diretor técnico do HEMC, aprovado na Congregação da Faculdade de Medicina do ABC em 13 de abril. Dr. Alexandre é ex-aluno da 6ª turma da FMABC, onde é professor assistente da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo desde 1985 e Presidente da Comissão de Internato desde 2005. Na Fundação do ABC coordena, desde 1999, o Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital de Ensino Anchieta e no período de 2007 a 2012 foi Diretor Técnico do PS Central de São Bernardo. Dr Alexandre é Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela FMABC. 

Diretor Técnico
Diretor Administrativo

Dr. Antonio de Giovanni Neto

O ginecologista e obstetra, Dr. Antonio di Giovanni Neto é formado pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre (MG), com especialização em Oncologia e Patologia Cervical pela Escola Paulista de Medicina. Tem MBA Executivo em Saúde pela FGV, é capacitado em Gestão de Saúde pela PUC São Paulo e pós-graduado em Adm. Hospitalar pela UNAERP. Ocupou o cargo de Secretário de Saúde de Santo André, de Diretor Médico do Hospital N.S. de Lourdes e de docente de Pós-Graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Vídeo Cirurgia – SOBRACIL – e da Sociedade Brasileira de Endoscopia 

Cristiane Moura Gascón

Especialista em Administração de Serviços de Saúde com Curso de Extensão em Finanças e Controladoria, Cristiane Moura Gascón é a Diretora Econômico-Financeira do Hospital Estadual Mário Covas. Formada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário Fundação Santo André em 1996, Cristiane cursa MBA na área de Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Na Fundação do ABC já atuou nas áreas Financeira e Logística, no Hospital de Ensino (1992) e na Faculdade de Medicina do ABC (1994). Integra a equipe de colaboradores do HEMC desde 2005. 

Diretora Financeira

Profª Maria Elisa Ramos

Com vasta experiência na área acadêmica e profissional em instituições de saúde, a enfermeira Maria Elisa Ramos assume a direção de Enfermagem do HEMC em agosto de 2015, onde já exercia a Assistência à direção da área. A graduação superior em Enfermagem ocorreu pela Universidade de Mogi das Cruzes, acumula também o título de mestrado pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, instituição na qual exerce o cargo de auxiliar de ensino do curso de Enfermagem, além de responder pela disciplina de Semiologia em Enfermagem na mesma instituição de Ensino.

Diretora de Enfermagem