Hospital Escola, Mário Covas tem compromisso

com a produção científica

 

A produção acadêmica e científica é destaque no HEMC, com apresentação em congressos, trabalhos de mestrado e doutorado e em artigos nas publicações científicas nacionais e internacionais.

 

A produção acadêmica e científica, que soma 342 trabalhos em cinco anos, é uma constante nas atividades do Hospital Estadual Mário Covas como mostra um balanço concluído pela Direção Técnica do importante equipamento de saúde, administrado pela OSS FUABC. A atuação de hospital escola e universitário passa desapercebida para a população e pacientes, mas professores, alunos e residentes estão presentes no dia a dia do trabalho assistencial focando não só o aprendizado, mas a pesquisa e o aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento. Tudo isso se traduz no comprometimento com a qualidade e inovação.

Desde 2017 até o final de 2021, foram autorizados 342 trabalhos nas dezenas de especialidades que envolvem estudos, técnicas, pesquisas, investigações científicas, ensaios, utilizados para atividades acadêmicas e com aplicações nas ações assistenciais, contribuindo para ampliação do conhecimento e consequentemente impactando na qualidade do atendimento ao paciente. O progresso da ciência ocorre por meio do estudo constante e hoje cerca de 156 residentes e dezenas de estudantes de Medicina estão inseridos nas atividades de um dos maiores hospitais públicos do país e que ao longo de 20 anos conquistou o reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados.

“Essa realidade do ensino em nosso Hospital muito nos estimula e a todos que participam desse processo. A cada ano acompanhamos os trabalhos que são apresentados em congressos e se constituem em temas de mestrado e doutorado e pós-doutorado. E, temos ainda, artigos científicos publicados, inclusive em revistas e site internacionais com reconhecimento mundial”, afirma o Dr. Alexandre Cruz Henriques, Diretor Técnico do Hospital e também professor da Faculdade de Medicina ABC, ao destacar a importância da atividade acadêmica. 

O comprometimento com o ensino está previsto na Missão do HEMC ao estabelecer vínculo de integração ao Centro Universitário de Saúde ABC, viabilizando a vivência de especialização de alunos da Faculdade de Medicina ABC e outras instituições de ensino. A visão de hospital de alta confiabilidade e complexidade consolida o compromisso com valores de respeito à vida, ética, transparência e humanização.

Ao falar da formação de profissionais da saúde, o Diretor-Geral,   Dr. Adilson JW Cavalcante ressalta o compromisso de integração com a instituição de ensino :  “Ao assumir o cargo de diretor-geral, aceitamos o compromisso de gerir um grande hospital que consolidou a imagem e a condição de mais importante equipamento público do SUS na Região do ABC, seja pela alta complexidade que atende, pelo volume de cirurgias e tratamentos, ou ainda, pela qualidade do serviço prestado e ampla aprovação da assistência pela população. Sabemos que isso é possível em razão do quadro de profissionais da saúde e colaboradores das várias áreas, mas é importante lembrar o compromisso firmado com a formação de novos profissionais e o papel relevante dos alunos em nossas atividades.  Esse papel, o Hospital Mário Covas vem exercendo com muita intensidade e proporcionando as futuras gerações oportunidade de formação consistente e forjada no cotidiano da assistência hospitalar. As centenas de trabalhos desenvolvidos a partir da atividade acadêmica e de residência médica comprovam que estamos trilhando o caminho correto e assim vamos permanecer”, Dr. Adilson JW Cavalcante.    

Balanço

No período de 2017 a 2021, foram autorizados 342 trabalhos propostos pelo corpo discente e docente dos quais 208 já foram concluídos, sendo que 79 estão em andamento. Do total, 129 trabalhos foram apresentados como conclusão de curso (TCC), 65 apresentados oralmente em congressos, cinco se transformaram em teses para mestrado e doutorado e um para pós-doutorado. Foram registrados também 12 artigos veiculados em publicações científicas nacionais e 12 em publicações internacionais.