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HOSPITAL ESTADUAL
MÁRIO COVAS


Qualidade

Escritório de Qualidade
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A busca permanente pelo aprimoramento dos serviços médicos do Hospital Estadual Mário Covas é determinada pelo empenho permanente em cumprir sua missão de proporcionar assistência médico-hospitalar de alta complexidade à população e contribuir para a formação de profissionais na área da saúde.
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A criação do Escritório de Qualidade e a adesão ao Programa CQH em 2004 foram marcos que evidenciam a determinação da Instituição em cumprir essa missão, proporcionando ganho de qualidade em benefício de seus pacientes e profissionais.
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Em 2006, o Hospital Mário Covas recebeu o selo do programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar).
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Em 2007, começou um intenso e complexo trabalho de Certificação pela metodologia ONA (Organização Nacional de Acreditação).
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Em 2010, o Hospital recebeu a acreditação pela ONA – nível 1 – com resultado do aperfeiçoamento dos processos de procedimentos e segurança.
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Em Julho de 2014, o Hospital Mário Covas ganhou mais uma recertificação ao conquistar ONA – nível 2, condição que traduz aperfeiçoamento nos processos de gestão e segurança do paciente.
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Além de trabalhos, como a manutenção da certificação ONA, o Escritório da Qualidade atua na forma de setor de apoio a todas as áreas do hospital, sejam elas administrativas ou assistênciais, orientando, sensibilizando e treinando toda a equipe multidisciplinar.
Contamos com a seguinte estrutura:

Elaborar, Monitorar e Promover
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Ações de melhoria baseadas nos critérios da ONA;
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Indicadores de Processos, Desempenho e Qualidade;
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Interações de processo entre áreas do Hospital, sempre com foco na melhoria;
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Protocolos de Segurança, Manuais das áreas e Instruções de Trabalho, sempre baseados nas legislações e boas práticas;
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Treinamentos e orientações nos conceitos da Qualidade e Segurança do Paciente.
Gerenciamento de Riscos
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Monitorar a Comissão de Segurança do Paciente;
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Incentivar e monitorar as notificações de Risco;
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Promover ações de prevenção com Busca Ativa de riscos;
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Emitir relatórios de desempenho do Gerenciamento de risco para toda a instituição.
Multiplicadores da Qualidade
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Projeto que envolve colaboradores das áreas Assistênciais e Administrativas, tornando-os parceiros e multiplicadores de boas informações dentro da Instituição Hospitalar.
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Acontecem reuniões bimestrais com o objetivo de integrá-los as novas rotinas e protocolos, passando conhecimento atualizado e fazendo com que eles promovam melhorias em seus setores, além de divulgar corretamente os protocolos de segurança do paciente que são implantados, sugerindo mudanças nos processos e tornando ativa a boa comunicação entre os profissionais de saúde desta Instituição Hospitalar.