Organização Nacional de Acreditação - ONA recertifica

 Hospital Estadual Mário Covas

 

Instituição, que foi acreditada com excelência, nível 3, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.

 

No dia seis de fevereiro, foi homologada a recertificação da acreditação ONA nível 3, acreditado com Excelência do Hospital Estadual Mário Covas. Além de avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, a ação da Organização Nacional de Acreditação demonstra os ciclos de melhorias e maturidade institucional.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através de uma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada e também de uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Estadual Mário Covas é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação em excelência, nível 3, pois demonstra a dedicação e o compromisso de nossa instituição com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou, continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, destaca o diretor superintendente do Hospital, Prof. Dr. Desiré Carlos Callegari.

Ao confirmar a homologação da acreditação, conquistada inicialmente em em 2018, o gerente de Qualidade do Hospital, Enf. Rodrigo Alveti Brolo, enfatizou que embora o momento seja de enfrentamento da pandemia do Covid-19, o Hospital Mário Covas conseguiu superar as significativas mudanças repentinas na estrutura da assistência à saúde e manteve foco e gestão para garantir a qualidade e segurança do serviço ao paciente.