Hospital Estadual Mário Covas promove Semana da Enfermagem 2019

Resultado de parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem – Coren-SP e Hospital Estadual Mário Covas, administrado pela FUABC, evento marcou nesta sexta-feira, dia 10, a comemoração da Semana de Enfermagem no auditório Grande São Paulo do HEMC.  O prefeito de Santo André, Paulo Serra, o superintendente do Hospital, Dr. Desiré Carlos Callegari, a diretora de enfermagem, Dra. Maria Elisa Ramos e o Diretor Técnico, Dr. Alexandre Cruz Henriques prestigiaram a atividade que contou com a presença de Conselheiros do Coren- SP.

Ao discursarem sobre o tema, as autoridades destacaram a importância da Enfermagem na assistência à saúde. O prefeito Paulo Serra afirmou que investimentos na infraestrutura e equipamentos são importantes para o setor, mas que “o cuidado humano, no caso da Enfermagem, é de fundamental importância para o paciente, merecendo a atenção e reconhecimento de todos”. O Dr. Desiré Callegari enfatizou a integração do Curso de Enfermagem da Medicina do ABC com o Hospital nos últimos anos: “O resultado dessa parceria é enriquecedor para todos, principalmente para os pacientes, pois ganhamos em conhecimento e no aperfeiçoamento continuo de auxiliares, técnicos e enfermeiras”.

As dificuldades e superações profissionais foram lembradas pela enfermeira Dra. Maria Elisa Ramos ao afirmar que muitas barreiras vão sendo superadas. “A Enfermagem exerce com responsabilidade o seu compromisso com a saúde, desenvolvendo plenamente o papel que lhe é conferido”. O enfermeiro Dr. Eduardo Fernando de Souza, conselheiro do Coren-SP, afirmou que Santo André é uma das poucas cidades que investem na saúde e no profissional, ao fazer referência a novas ambulâncias do SAMU entregues nesta semana e à participação de profissionais da Enfermagem na Administração Municipal.  A diretora Maria Elisa agradeceu a presença do Prefeito, das autoridades e a participação efetiva do Coren-SP na organização e realização da Semana da Enfermagem de 2019 no HEMC, finalizando com agradecimento especial aos profissionais do Hospital Mário Covas pela compromisso e desempenho no exercício de suas atividades.

Programação

 

Com atividades das 9h às 16h, a programação envolveu a exibição de vídeos, debate e realização de palestras. Na abertura, o tema foi “Enfermagem – uma voz para liderar a Saúde para Todos” em abordagem do enfermeiro Dr. Eduardo Fernando de Souza, conselheiro do Coren-SP. Na sequência, às 11h, mesa redonda desenvolveu a temática “O Sucesso e os desafios de realizar a Saúde para todos” com a participação dos enfermeiros: Dra. Maria Elisa Ravagnani Ramos, Dr. Eduardo Fernando de Souza, coordenador de Urgência e Emergência de Santo André; da Dra. Cláudia Nemer, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Santo André; e da Dra. Ana Maria Marcondes Fiorano, vice coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC – FUABC.

Após o período do almoço, as atividades foram retomadas às 13h50 com a realização da palestra “A saúde mental dos profissionais de enfermagem na atualidade”, proferida pela enfermeira Dra. Ana Paula Guarnieri, professora e coordenadora da Residência Multiprofissional da Faculdade Medicina do ABC. A programação foi encerrada com a palestra “Felicidade como estratégia de vida”, apresentada pela Dra. Érica Chagas Araújo, Conselheira do COREN-SP.

Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2020 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.