Semana de Enfermagem aborda

qualidade de vida e autoconhecimento

A palestra “ A Importância do autocuidado para os profissionais de Enfermagem” marca a comemoração do Dia e da Semana da Enfermagem no Hospital Estadual Mário Covas

A Semana de Enfermagem 2022 do Hospital Estadual Mário Covas será contará com a realização de palestra nos dias 9 e 10 maio, direcionada aos profissionais da área. O foco da atividade  é a importância do autocuidado para os profissionais de Enfermagem sob a temática “Desafios da Enfermagem Contemporânea”.   O Prof. Dr. Sérgio Baldassin, da Disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica do Departamento de Neurociências do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, apresentará a palestra no auditório do Hospítal.

A programação está definida em dois dias e em quatro horários, no dia 9 de maio, às 8h e 20h no auditório; e no dia 10 de maio, às 14h, na sala 3 do Centro de Estudos e às 20h no auditório. A atividade será aberta pela diretora de Enfermagem do Hospital, Profª. Ma. Maria Elisa Ravagnani Gonçalves Ramos que enfatiza a importância do Dia e da Semana da Enfermagem para o debate e valorização profissional, bem como, para ampliação do conhecimento.

“Tradicionalmente neste período do ano promovemos atividades em comemoração à data, mas sempre estabelecendo um tema que possa contribuir pessoal e profissionalmente para a equipe de Enfermagem. Em 2022, o principal objetivo é abordar a qualidade de vida, inclusive mental dos profissionais com foco na busca de melhorias pessoais e consequentemente reflexo na qualidade da assistência ao paciente”, esclarece a Profª. Ma. Maria Elisa Ramos.  

Comemoração Mundial

O Dia Internacional dos Enfermeiros e Enfermeiras ou Dia Internacional da Enfermagem é observado em todo o mundo em 12 de maio (o aniversário do nascimento de Florence Nightingale em 1820). A enfermeira foi pioneira no tratamento a feridos de guerra e sua obra considerada revolucionária e avançada para a época com profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços de saúde em nível mundial.  No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Ana Néri, enfermeira brasileira nascida em 13/12/1814, apontada como a primeira enfermeira voluntária do Brasil e que participou na condição de assistente na Guerra do Paraguai.

Palestrante

O professor Dr. Sérgio Baldassin é graduado  pela Faculdade de Medicina do ABC (1982), Mestre pela FMUSP, Doutor pela UNIFESP e atualmente é professor da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica do Departamento de Neurociências da FMABC.  Criou e coordena o Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina e também coordenada a Comissão de Saúde Mental do Médico da Associação Brasileira de Psiquiatria. É fundador do NUBEM (Núcleo do Bem-Estar do Discente) da FMABC, e do Núcleo de Atendimento aos Funcionários do Hospital Estadual de Ensino Mário Covas.