Rua Dr. Henrique Calderazzo - 321 - Santo André - São Paulo - CEP: 09190-615

Tel: (11) 2829-5000

Copyright © 2001-2020 .::. Hospital Estadual Mário Covas .::. Todos os direitos reservados.

I Simpósio de Psicologia Hospitalar do

Mário Covas reunirá 250 profissionais

 

Com mais de 250 inscritos, o Hospital Estadual Mário Covas será palco do I Simpósio de Psicologia Hospitalar no dia 18 de setembro. A programação terá duração das 8h às 17h, no auditório Grande São Paulo, situado no quarto andar . O tema do Simpósio é “O processo da morte e a diversidade psicológica da perda”  com perspectivas de abordagem da morte sob vários olhares e temáticas sobre o luto e a perda, intervenções psicológicas, suicídio, cuidados paliativos e espiritualidade.

Após o credenciamento, às 8h, será realizada a cerimonia de abertura do Simpósio pela direção do Hospital e introdução da Dra. Patricia Tenguam, coordenadora da área de Psicologia do HEMC. Na sequência apresentação cênica de Lilli Barreto e a palestra “Suicídio nos dias de hoje” do Dr. Bruno Coêlho.  Mesa redonda, às 10h30, debaterá o “Luto: a diversidade psicológica da perda” com moderação da psicóloga Daiane Magioni Longo e participação da  psicóloga Dra.Luciana Mazorra que apresentará o tema “A morte sob o olhar da criança”; do psicólogo Ms. Nilson Silva que falará sobre “A dor silenciada do profissional de saúde”; e da psicóloga Ms. Mariana Sarkis que abordará as “Intervenções psicológicas em luto”.

No período da tarde, às 14h, acontece a palestra “ Morte e espiritualidade”, preparada pelo prof. Dr. Auro Del Giglio. Mesa redonda será realizada na sequência, às 15h, sob o tema “Cuidados Paliativos: um olhar que vai além” com moderação da psicóloga Karen Pereira Bisconcini  e as seguintes abordagens: “Movimento Infinito “, por Tom Almeida; “ Quando Paliar?” pela dra. Rebeka Paschoal Silva; “Sou um paciente paliativo, e agora?” pela psicóloga Luciana Cavalcante; e “Impactos sociais e o sofrimento dos cuidadores” pela assistente social Dra. Letícia Andrade.