Planejamento Estratégico reafirma missão e

compromisso do Mário Covas

Assistência de alta complexidade com qualidade e segurança é parte da missão institucional do Hospital que exige permanente atenção.

Começa em 2022, uma nova etapa na retomada das atividades do Hospital Estadual Mário Covas que nos últimos dois anos focou sua operação no atendimento à pandemia da COVID-19.  Nesse período a maior parte da estrutura de assistência foi alterada, limitando a realização de cirurgias e de outros procedimentos mas, agora, com a redução das internações relativas à pandemia, as atividades voltam à normalidade e com ela a realização do Planejamento Estratégico 2022/2024, importante instrumento de gestão administrativa do Hospital.

Com a preocupação de traçar novas metas e objetivos, avaliar acertos e identificar oportunidades de melhorias que virão por meio do empenho, análise e de novas ideias para o aperfeiçoamento do trabalho e da assistência à saúde, a direção, gerência, coordenação e supervisão do HEMC estiveram reunidos no sábado, dia 19 de fevereiro.  Na abertura, o diretor geral, Dr. Adilson J.W. Cavalcante, destacou a importância do Planejamento Estratégico para a instituição com instrumento de melhoria não só dos processos, mas também para estudos e tomada de decisões.

 

O Diretor Geral também chamou a atenção para o necessário conhecimento do todo e de suas partes ao apresentar a parábola dos Cegos e o Elefante, uma reflexão sobre a diversidade de opiniões, mas que podem conter partes da verdade; daí a importância em ouvir o outro e procurar compreender seu ponto de vista.  Na sequência o gerente de Gestão de Pessoas, Paulo Rogério Prado; e o gerente do Escritório de Qualidade, Enf. Rodrigo Brolo, destacaram a importância do Planejamento para todas as atividades e setores como forma de garantir um eficiente e eficaz funcionamento da imensa engrenagem em que se constitui o Hospital, onde o pleno funcionamento todas as peças são fundamentais para atingir as metas e objetivos.

Na sequência cada setor apresentou um resumo das atividades e resultados dos últimos dois anos, traçando uma rápida análise e projeções para este ano e futuro.  A seguir foi desenvolvida atividade com todos os participantes para propositura de soluções e ideias visando a melhoria e aperfeiçoamento do trabalho em cada setor. O encerramento ocorreu com a realização da palestra “Planejamento estratégico de qualidade, construindo e buscando resultados”, proferida por Luciana Yumi Ue, especialista em melhoria pelo Institute for Health Improvement e docente Especializada em Qualidade e Segurança do Paciente da Fio Cruz.   

Agradecimento

 

Ao final, o Dr. Adilson Cavalcante, agradeceu a contribuição da palestrante Luciana Ue que prontamente aceitou o convite para participar on line da atividade, e também a participação dos colaboradores e direção nas atividades do Planejamento, fato que demonstra a determinação de todos em aderir ao processo permanente de busca do aperfeiçoamento e conhecimento. Além das lideranças dos setores, estiveram presentes o diretor técnico, Dr. Alexandre Cruz Henriques; o diretor clínico, Dr. Celso Andrade; a diretora financeira: Cristiane Gáscon; e a diretora de Enfermagem: Profª Maria Elisa Ramos, que acompanharam as exposições de suas equipes e também mostraram um resumo de ações realizadas e previsão de ações e investimentos futuros para a manutenção e melhoria da estrutura e serviços hospitalares. 

Planej estrat 2022 dir 3.jpg